Bem-vindo ao Colegio Equipe

Como funciona cada competência da redação do Enem?

A redação do Enem é um tema que pode assustar muitos alunos que realizarão a prova pela primeira vez neste ano. Às vezes eles se limitam somente ao conceito de elaborar um texto bem escrito e se esquecem ou até mesmo não conhecem as competências que envolvem a redação do Enem.

A pontuação da redação é um fator decisivo no momento do cálculo e, como você deve saber, grande parte das universidades no Brasil utilizam a nota da prova do Enem como forma de admissão.

Entretanto, um bom “score”, por assim dizer, na redação do Enem não advém somente de uma boa escrita e de palavras adornadas. A nota atribuída ao seu texto corresponde a cinco critérios que são avaliados na correção e, por isso, é muito importante que você entenda como elas funcionam. Saber como tirar uma boa nota baseada nesses conceitos é a chave para redigir textos melhores, mais coesos e que se encaixam perfeitamente na fórmula de sucesso da redação do Enem! Vamos conferir quais são esses critérios avaliados pelos corretores?

Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa

Na primeira competência, a avaliação do seu texto será baseada no uso correto da norma culta da Língua Portuguesa. É o bom e velho português! Os corretores irão procurar minuciosamente por erros de ortografia, concordância, regência, oralidades e semântica.

Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo

Esse critério estabelece que o seu texto deve ser desenvolvido no tema proposto pelo enunciado e dentro do gênero textual dissertativo-argumentativo. Essa competência existe para garantir que você não fuja da proposta e não escreva uma receita sobre como preparar miojo. Detalhe: o candidato ainda conseguiu tirar 560 na redação do Enem em 2012! Deixando a brincadeira para trás, sempre se pergunte: “Eu respondi ao tema proposto?”.

Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista

Aqui é a famosa e temida coerência! Os corretores irão avaliar se o seu texto tem ideias bem colocadas e esclarecidas, clareza, argumentos lógicos e bem organizados. Lembre-se: um bom texto sempre deve ser planejado! Anote suas ideias no rascunho e as escreva ordenadamente.

Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação

Esse critério discorre sobre a coesão. Se o seu texto não estiver coeso, ele não será coerente e muito menos estará dentro das normas da Língua Portuguesa. Por isso muito cuidado com essa competência! Elabore bem a estrutura dos parágrafos e frases, pois eles devem ser organizados e lógicos. Além disso, atente-se ao bom uso de terminologias, conjunções e como pessoas e lugares são referenciados.

Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos

Nessa competência, você deve propor uma boa solução para todos os problemas que foram levantados ao decorrer da sua redação, sempre respeitando os Direitos Humanos. A proposta de intervenção deve fazer sentido para o tema enunciado, ser completa e acessível. Também é importante demonstrar qual será a ação, quem será o responsável, como ela será feita e qual será o resultado futuro.

E aí? Você já sabia detalhadamente sobre cada competência? Compartilhe esse texto com o seu amigo e confira o blog do Colégio Equipe semanalmente para mais conteúdos sobre estudo e Enem!