Bem-vindo ao Colegio Equipe
Todos já sabem os benefícios de se aprender uma segunda língua, em especial o inglês, utilizado em todo o mundo e necessário em diversas situações. O que muitos não sabem, no entanto, é que o inglês não precisa ser aprendido só quando a criança é mais velha ou tem mais “maturidade”. Na verdade, diversos autores indicam que a prática do bilinguismo infantil é saudável e muito mais benéfica!
Na postagem de hoje, você descobrirá que aprender inglês na infância pode ser uma boa opção, como estimular a criança e quais são as vantagens.
São inúmeros os cientistas e profissionais especialistas em bilinguismo infantil e há dezenas de vertentes de pensamento neste escopo. No entanto, destacamos entre eles Bligh e Drury (2014), que focam no bilinguismo como agente ativo no desenvolvimento infantil. Para essas autoras, a inserção das crianças num contexto bilíngue é uma de muitas formas que elas encontram para se apropriar de uma nova língua.
Consequentemente, aprendê-la com muito mais naturalidade e facilidade. Então, não é preciso se preocupar com a suposta “confusão” da criança ao compartimentalizar duas línguas e culturas diferentes. As crianças absorvem informações com muito mais rapidez que adultos e, quanto mais cedo o processo é iniciado, melhor.
Além de melhorar e “naturalizar” a pronúncia, pois a criança está em seus anos de formação e percepção de novos sons, a introdução do inglês numa idade mais tenra auxilia no fortalecimento cognitivo e aumento da percepção de mundo. E, é claro, prepara a criança para desafios multiculturais na adolescência e também vida adulta!
Exposição é a palavra-chave quando o assunto é promoção do bilinguismo infantil, seja qual for a língua, mas especialmente o inglês. Ele está em todos os lugares: na TV, nos filmes, na música e nos livros, e se os próprios pais não têm algum domínio da língua, é importante recorrer a um colégio onde ela é oferecida e, em segunda instância, a cursos livros de inglês.
Felizmente, quando o assunto é o Colégio Equipe, os pais podem ficar tranquilos: oferecemos o inglês na grade curricular e promovemos a aproximação com o mundo anglófono ao longo de grande parte do curso escolar! Afinal, além de ser beneficente para engrandecimento intelectual do jovem, esta é uma matéria também prestada em vestibulares e exames como o Enem.
Para saber mais dicas sobre educação, pedagogia e nossas atividades diárias, continue nos acompanhando no blog e nas redes sociais.