Bem-vindo ao Colegio Equipe
Para celebrarmos e reconhecermos a importância do Dia Internacional das Mulheres, preparamos uma seleção de personagens femininas da história que revolucionaram a educação e que continuam, até os dias atuais, realizando contribuições para a transformação do mundo e da forma como pensamos.
Infelizmente, quando se pensa em grandes intelectuais e pensadores, não são citadas mulheres. É muito comum ouvirmos sobre Albert Einsten, Paulo Freire, Stephen Hawking, Sigmundo Freud, entre outros.
Por isso, resolvemos compartilhar um pouco sobre oito mulheres que são exemplos para professores, estudantes e aspirantes.
Ada Lovelace
Augusta Ada Byron foi a primeira programadora de computadores da história. Ada se tornou amiga do cientista Charles Babbage, que pediu para que ela desse uma olhada nas suas anotações a respeito de uma máquina mecânica. Ada se prontificou a resolver o problema e escreveu pilhas de anotações sobre outras funcionalidades que a máquina poderia ter, mas que Charles ainda não tinha conhecimento.
Entre 1842 e 1843, ela traduziu um manuscrito italiano sobre o motor e adicionou algumas informações de sua autoria. Depois disso, ela percebeu que se trocasse os números que queria calcular por letras, símbolos e códigos, ela poderia programar a máquina para fazer o que ela quisesse.
Margaret Hamilton
Margaret Heafield Hamilton é uma cientista da computação, engenheira de software e empresária. Ela foi diretora da Divisão de Software no Laboratório de Instrumentação do MIT, setor responsável por desenvolver o programa de voo usado no Apollo 11, a missão que levou o homem à Lua em 1969.
Entretanto, por muito pouco o programa não foi abortado e foi graças ao software desenvolvido por Margaret e sua equipe que a missão foi um sucesso.
Katie Bouman
Katie é uma das responsáveis pela elaboração do algoritmo que possibilitou capturar a primeira imagem de um buraco negro. Em 2019, 4 anos após o início do desenvolvimento do projeto, a imagem do buraco negro foi processada.
Clarice Lispector
Clarice Lispector foi uma escritora e jornalista brasileira nascida na Ucrânia. Foi um dos maiores nomes da literatura do século XX. Produziu romances inovadores e possuía uma linguagem extremamente poética. Com certeza ela figurou em inúmeras aulas de português do seu colégio.
Marie Curie
Marie Curie foi uma cientista polonesa formada em Matemática e Física na Universidade de Sorbonne, na França. Ela foi responsável pela descoberta dos elementos químicos e Rádio e Polônio, uma conquista que possibilitou o início dos estudos sobre a radioatividade. Também foi a primeira mulher a ganhar um Prêmio Nobel de Física, em 1903, e futuramente conquistou também o de Química.
Hannah Arendt
Hannah Arendt foi uma teórica e filósofa alemã que, devido ao regime nazista, deixou a Alemanha e se mudou para a França. Em 1951, mudou-se para os Estados Unidos e se naturalizou americana.
Um pouco antes de se refugiar na França, Hannah estava escrevendo a sua tese de doutorado chamada de “O Conceito de Amor em Santo Agostinho”. Os seus pensamentos entraram para a história quando ela publicou o livro “As Origens do Totalitarismo”, um trabalho que busca entender as emoções no regime totalitarista do século XX.
Valentina Tereshkova
Valentina foi a primeira mulher a ir ao espaço e a única que realizou um voo solo, em 16 de junho de 1963, na nave Vostok 6. Ela permaneceu em órbita durante 71 horas, completando 48 voltas ao redor do planeta. Voltando à Terra, recebeu as duas maiores condecorações nacionais, a Ordem de Lenin e Herói da União Soviética.
Malala Yousafzai
Malala é conhecida no mundo inteiro pela sua luta para que mulheres e crianças paquistanesas recebam educação, prática contrária às ordens do regime do Talibã. Ela recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2014, quando tinha apenas 17 anos, tornando-se a pessoa mais jovem a receber a distinção.
No post de hoje, você conheceu um pouco sobre oito mulheres que mudaram o mundo em vários aspectos da sociedade. Se você gostou do conteúdo, continue acompanhando o blog do Colégio Equipe e nos siga também nas redes sociais.