Bem-vindo ao Colegio Equipe
Apesar de já existir uma conscientização maior acerca do bullying e seu impacto no desempenho estudantil, alguns estudantes ainda são vítimas do fenômeno, em especial no ensino médio. Afinal, este é o período em que os grupos sociais se definem melhor e as características individuais tornam-se pronunciadas.
Infelizmente, nem todos os jovens vivenciam essas mudanças da forma mais saudável possível, o que pode tornar os últimos anos de ensino desafiadores. Hoje, vamos dar algumas dicas simples que irão ajudá-lo(a) a lidar com o bullying e os famigerados “bullies”.
Ao passo em que crescemos, temos a impressão que, para nos mostrar enquanto autossuficientes e até mesmo adultos, devemos tentar resolver nossos conflitos pessoais por conta própria. No entanto, enquanto adolescentes, ainda somos vulneráveis e não temos total autonomia para manejar sentimentos conflitantes.
Por isso, jamais guarde tudo para si mesmo: seja por conversas com amigos, profissionais da saúde mental ou até mesmo o corpo de docentes da escola, exponha a situação que vem lhe causando desconforto e não “deixe passar”. O importante é entender que há sempre uma saída!
Neste contexto, é imprescindível confiar na instituição de ensino em que você é estudante. Por mais difícil que seja falar sobre determinados assuntos, a honestidade é uma arma importante no combate ao bullying, tanto presencialmente quanto on-line. Lembre-se sempre da clássica regra:
Se uma piada pareceu ofensiva ou causou incômodo, tendo sido baseada na sua etnia, orientação sexual ou preferências, ela está longe de ser uma piada! O bullying no ensino médio ainda é, infelizmente, extremamente comum, mas ele pode ser evitado através de medidas simples como essas citadas previamente.
Para mais dicas sobre o ensino médio, estudos e educação, basta continuar acompanhando o blog do Colégio Equipe!