Bem-vindo ao Colegio Equipe

O que cai de História na prova do Enem

História é uma das matérias de maior relevância e peso na prova do Enem. Assim como a Literatura, a História discursa com inúmeras outras áreas do conhecimento. É bastante comum, por exemplo, encontrar questões multidisciplinares que, apesar de não serem especificamente voltadas para estudos históricos, demandam um certo conhecimento da área.

Se você tem se questionado o que precisa estudar sobre História Geral para se preparar melhor para a prova do Enem, caiu no link certo! A seguir, você descobrirá cinco dos principais recortes históricos que costumam figurar na aguardada avaliação:

1. Idade Média

A Idade das Trevas, formalmente conhecida como Idade Média, foi marcada pela construção de grandes fortes medievais, feudos e guerras por domínio territorial na Europa. Esse período também é marcado pela presença da Igreja Católica e sua influência na esfera política. Entender a Idade Média é essencial para compreender o período histórico conhecido como Iluminismo.

2. Iluminismo

É definido pelo resgaste das ciências e conceitos democráticos da Grécia Antiga. Além de um movimento em prol das artes e intelectualidade, após um longo período de domínio da Igreja sobre o pensamento coletivo, o Iluminismo também influenciou inúmeras Revoluções em torno da Europa e nas Américas. Dentre as suas principais figuras, temos autores como Jean-Jacques Rousseau, Voltaire, Montesquieu e o químico Lavoisier.

3. Revolução Industrial

Se você não se preocupa em revisar a Revolução Inglesa e, em consequência, a Revolução Industrial, não está preparado(a) de verdade para prestar o Enem: um dos temas mais populares, ele trata da rápida urbanização de inúmeras cidades europeias, especialmente na Grã-Bretanha do século XIX, e as condições trabalhistas às quais cidadãos comuns eram sujeitos.

4. Segunda Guerra Mundial

Não é segredo que este conflito alterou para sempre o curso da História. Protagonizada pela Alemanha, França, Estados Unidos, Japão e outras potências, ela redefiniu fronteiras e estabeleceu boa parte do mapa da Europa como o conhecemos hoje. E, é claro, trouxe-nos um dos mais infortúnios exemplos de genocídio e violência contra minorias da História.

5. Ditadura Militar Brasileira

Um dos períodos mais conturbados da História do Brasil, a Ditadura Militar é um dos temas de maior relevância no exame. Caracterizada por décadas de um regime autocrático e centralizado, que precedeu a democratização do país nos anos 80, a Ditadura foi um período de forte presença militar no campo político e que, paralelamente, ditou o teor da arte e música brasileiras do século XX.

Agora que você já sabe por onde começar a revisar os seus conteúdos de História para o momento mais esperado do ano, é hora de se aprofundar nos estudos!