Bem-vindo ao Colegio Equipe

Tudo o que você precisa saber sobre a Ditadura Militar para o Enem

Além de História Contemporânea Europeia, questões ambientais, matemática, física, biologia e língua portuguesa, um assunto que tem se tornado cada vez mais recorrente no Enem é a ditadura militar brasileira. Isso significa que, se um aluno quer se dar bem de verdade na prova, precisa se aprofundar no tema.

O que foi a ditadura militar?

A ditadura militar do Brasil compreendeu os anos de 1964 a 1985, acompanhando a tendência de outras regiões do mundo que também encaravam a existência de regimes autoritários. Dentre elas, citamos alguns exemplos como a União Soviética, a Iugoslávia, Portugal e também o Chile e Cuba nas Américas. Neste período, o Brasil foi governado por presidentes militares que detinham alta centralização de poder.

Neste período, houve censura institucionalizada, o que significa que não havia liberdade de impressa ou de expressão, e que os presidentes detinham poderes autocráticos: ou seja, não havia um Parlamento ou Congresso responsável por legislar, ou contrabalancear o poder do líder político. Simultaneamente, houve também cidadãos que tiveram seus direitos políticos cassados ou até precisaram se refugiar.

O que causou a ditadura?

O pivô por trás da instituição de um regime militarizado no Brasil foi o avanço de organizações populares atreladas ao governo de João Goulart; à época, acusado de comunista devido às suas propostas de reforma e desapropriações de terras. Devemos lembrar, por este motivo, o contexto de Guerra Fria em que o mundo se encontrava. De um lado, nações simpáticas à União Soviética e a superestados comunistas; do outro, nações alinhadas à Europa Ocidental e aos Estados Unidos.

A ditadura militar no Brasil começa, então, com o golpe militar de 31 de março de 1964.

O que foi o AI-5?

O AI-5 foi, em suma, um dispositivo legal que cerceava duramente os direitos de manifestantes e intervinha diretamente na autonomia de estados e municípios. A primeira medida do AI-5 foi o fechamento do Congresso Nacional até outubro de 1969.

Quando a ditadura acabou?

O fim da ditadura deu-se oficialmente no dia 15 de novembro de 1989, quando os brasileiros voltaram a votar em candidatos para a Presidência após quase 30 anos. Em outras partes do mundo, observava-se também a queda de outros regimes autocráticos. Dentre estes eventos, a unificação da Alemanha Oriental com a Ocidental, evidenciada pela Queda do Muro de Berlim, o enfraquecimento da União Soviética e a dissolução de superestados comunistas como a Iugoslávia.

Bastante coisa para lembrar, não é? Por isso, sempre dizemos: quando o assunto é Enem, o melhor a ser feito é estudar com antecedência e não deixar de fazer qualquer anotação sempre que preciso! E você? Já sabia de todas essas informações sobre a ditadura militar brasileira e outros estados autoritários do século XX?