Bem-vindo ao Colegio Equipe

5 atitudes que você pode tomar ainda hoje para enfrentar o aquecimento global

O aquecimento global e as mudanças climáticas são alguns dos desafios mais proeminentes enfrentados pela atual geração de jovens e que afetará também as gerações futuras. Resultados de não só décadas, como séculos de descaso com o meio ambiente e a exploração exacerbada e irregular de recursos naturais, estes fenômenos são motivo de intensas discussões em qualquer parte do mundo e ainda vão ser um assunto em voga por muito tempo.

Aqui no Colégio Equipe, nós nos preocupamos em conscientizar os alunos sobre a importância de se unir ao combate às mudanças climáticas e como exatamente fazê-lo. Não só porque é um tema que cai no Enem com frequência e já figura nos livros de biologia do Ensino Médio, mas porque nos preocupamos genuinamente com o estado do planeta Terra e queremos deixar um legado ambiental do qual nos podemos orgulhar.

Hoje, traremos 5 dicas de como ajudar na redução da poluição e emissão de gases poluentes em diferentes aspectos:

1. Reduza o consumo de carne bovina

Estudos indicam que não só no Brasil, mas em todo o mundo, a agropecuária se tornou responsável pela maior parte da emissão de gases de efeito estufa. Segundo a Agência Brasil, a porcentagem chega a 69%! O motivo? A demanda por carne bovina é uma das principais causas por trás do desmatamento e a consequente queima de árvores, uma vez que um gado necessita de vários hectares para pastar e se desenvolver. Por isso, substituir ocasionalmente o boi por outras fontes de proteína, tanto animais como vegetais, pode ser uma ótima saída!

2. Evite o uso de plástico

Você já deve ter percebido, ao visitar qualquer supermercado recentemente, que as sacolinhas plásticas viraram uma coisa do passado, certo? O plástico – tanto as sacolas de supermercado, como canudos e copos descartáveis – é um subproduto do petróleo, que não se deteriora com facilidade na natureza e é uma das principais causas pela poluição ambiental. Portanto, sempre que possível, leve sacolas ecológicas – as famosas ecobags – para fazer compras e recuse qualquer canudinho!

3. Que tal uma carona solidária?

Um dos elementos que mais podem ser responsabilizados pelo aquecimento global é a emissão de CO2 por carburadores de carro. Apesar dos novos modelos estarem abandonando, gradativamente, esta peça, inúmeros estudos indicam que o transporte rodoviário ainda tem grande culpa pela desestabilização climática. Em nossa realidade, que tal, por exemplo, ao invés de dirigir 7 minutos até o trabalho, andar 20? Ou, então, oferecer carona aos coleguinhas do seu filho que vão ao aniversário do mesmo amigo? Quanto menos veículos circulando, melhor o cenário urbano!

4. Compre roupas de brechó

Ao comprar roupas de brechó, as populares roupas de “segunda mão”, você não só movimenta a economia local e ajuda pequenos empreendedores como aumenta a vida útil de produtos que são jogados fora com muito mais rapidez que deveriam. O processo de produção de peças de vestimenta e acessórios também é um dos principais contribuintes do efeito estufa, e uma simples reeducação do consumidor pode ter impactos incríveis no futuro.

5. Descarte o lixo da forma correta

Talvez uma das dicas mais importantes desta lista, descartar o lixo e resíduos do dia a dia de forma correta ajuda e muito a causa ambiental! Além de, é claro, valorizar os processos de reciclagem, reutilização de plásticos e colaborar para a redução da poluição visual urbana. Afinal, não queremos só um planeta saudável e a reversão das instabilidades climáticas: preservar nossas cidades e casas é igualmente importante!

E você? Quais medidas tem tomado para combater as mudanças climáticas diariamente?