Bem-vindo ao Colegio Equipe
Sabemos que muitos dos nossos alunos não veem a hora de chegar em casa após um longo dia de estudos, tirar os sapatos, pendurar a mochila e cair na cama para ter um bom sono e recarregar as energias. E não é difícil imaginar o porquê: dormir tem um papel fundamental no desenvolvimento intelectual e, por vezes, chega a ser tão importante quanto uma boa alimentação e o estudo em si!
Como diversas pesquisas na área da neurociência comprovam, em especial aquelas conduzidas por Jan Born, da Universidade de Lübeck na Alemanha (2004), a qualidade do sono afeta diretamente as funções intelectuais e artísticas de modo decisivo. Com ajuda da ressonância magnética, os cientistas puderam comprovar o processo de assimilação das informações cotidianas durante o sono.
Portanto, ambos os estados de extrema concentração (ex: uma sessão de estudos), como de extremo relaxamento (ex: uma noite bem descansada) se complementam! E não é segredo que, quando temos uma rotina atarefada e repleta de aulas e não dormimos o suficiente, nosso organismo sofre incontáveis processos indesejados que acarretam sintomas como:
Quando o assunto é bom desempenho acadêmico, não adianta: concentração e foco são duas palavras-chave que realmente definem a performance de um aluno! Logo, quando ele dorme mal, ou não descansa o suficiente entre sessões de estudo, a sua atenção será facilmente desviada e ele absorverá muito menos informação.
Outro estudo que corrobora essa afirmação é o da Universidade de Harvard, apresentado em um congresso da Academia Americana de Neurologia. Nele, voluntários tiveram os seus padrões de sono monitorados por seis meses. Nos resultados, percebeu-se que a cada oito horas seguidas de sono, os sujeitos lembravam, em média, 44% mais informações do dia anterior, comparados a outros que não dormiram o suficiente. O segredo, então, está no equilíbrio.
Para mais dicas sobre como se dar bem nos estudos e tirar notas cada vez melhores, continue acompanhando o blog e as redes sociais do Colégio Equipe!