Bem-vindo ao Colegio Equipe
Um dos momentos cruciais na vida do estudante brasileiro, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ainda é um tema que gera muitas dúvidas. A prova, que visa mensurar o conhecimento dos alunos de Ensino Médio da rede nacional, serve também como porta de entrada para inúmeras instituições de ensino de qualidade. Tanto no Brasil, como no exterior. E, para realizá-la, é preciso primeiro fazer uma inscrição e atentar-se aos prazos.
Parece complexo, mas é mais simples do que parece! É comum se questionar a respeito do processo e como exatamente ele funciona. Por isso, hoje o colégio Equipe Viçosa irá explicar como se preparar e se inscrever para o exame caso você vá fazê-lo pela primeira vez. E, caso você já tenha feito o Enem em anos anteriores, irá entender o que mudou em 2021 com relação à pandemia. Vamos lá?
Primeiro, quem pode fazer o Enem?
Todo cidadão brasileiro que porte os documentos exigidos pode realizar a prova. Ou seja, caso você não seja um aluno de Ensino Médio ou, ainda, tenha concluído o Ensino Médio há algum tempo, também tem o direito de realizar a prova. Afinal, como informamos acima, o Enem oferece acesso aos principais centros de ensino do país e tem como principal objetivo medir o seu conhecimento.
Como me inscrever para o Enem? Quanto custa?
Como informado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), os interessados têm do dia 30 de junho a 14 de julho para fazer a inscrição para o Enem 2021. O valor de investimento é R$85,00 e, caso você não tenha o valor necessário até a data de encerramento das inscrições, pode pagá-lo até o dia 19 de julho.
Vale lembrar, no entanto, que o Enem contempla todos os cidadãos brasileiros, inclusive aqueles em vulnerabilidade econômica! Caso você não possa pagar a inscrição, precisaria ter pedido a “isenção de pagamento” até o dia 28 de maio.
Passo a passo para se inscrever no Enem 2021:
1. Acesse o site do INEP, através do link: www.enem.inep.gov.br/participante
2. Insira os seus dados pessoais, tais como CPF, número do Registro Geral, data de nascimento e endereço atual;
3. Crie uma senha, com no mínimo 6 e no máximo 10 caracteres. Lembre-se, também, de anotá-la em algum lugar para não esquecê-la;
4. Precisa de atendimento especial? Lembre-se de confirmar esta opção nesta seção;[Inserir imagem]
5. No próximo passo, escolha uma língua estrangeira para ser avaliada durante a prova, seja inglês ou espanhol;[Inserir imagem]
6. Na sexta etapa, selecione o município onde realizará o exame;
7. Prepare-se para responder a um questionário com informações sobre o seu Ensino Médio;
8. Preencha o formulário socioeconômico, onde você fornecerá informações sobre sua situação financeira e renda familiar;
9. Finalize o processo e, caso você não seja isento, imprima o boleto para pagar pela prova até a data informada e confirmar sua inscrição.
O que mudou com relação aos exames passados
Vivemos num contexto de pandemia em que novas variantes do coronavírus podem surgir a qualquer momento. Portanto, o Enem quer garantir a segurança de todos os participantes e profissionais envolvidos na aplicação da prova.
Para isso, há algumas exigências este ano, como o uso obrigatório de máscara e álcool em gel, de forma a reduzir as chances de propagação da doença.
Gostou do nosso passo a passo? Não esqueça de continuar acompanhando o blog do Colégio Equipe Viçosa para ficar por dentro de tudo sobre o tema!